Trabalhos aceitos
A composição de letra e música em um programa radiofônico
Sandra Sueli Garcia de Sousa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) / CNPq
A criação de um espetáculo musical contemporâneo, a partir dos primeiros registros da indústria fonográfica brasileira
Vinícius Silva Couto; Priscilla Paraiso Pessoa; Julia Mendes Selles; Otávio Augusto Oliveira de Menezes; Marcelo Jose de Araujo Bruno. Orientadores: Prof. Dr. Leonardo Fuks e Prof. Dr. Samuel Araujo
Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Adoniran Barbosa: um olhar crítico e de denúncia ao universo suburbano do trabalho
Marcus Vinícius da Silva
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
A etnomusicologia e a construção do imaginário da música sertaneja goiana
Rogério Bianchi de Araújo
Universidade Federal de Goiás (UFG)
A História do hibridismo da música culta com a música popular no âmbito do repertório para violão
Thiago Oliveira; Edelton Gloeden
Universidade de São Paulo (USP)
A Música como Persuasão Cultural e o Sig-não-ficado do Silêncio
Betânia Maria Franklin de Melo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
betania@musica.ufrn.br; betaniamusica@gmail.com
A paisagem sonora e a ambientação do desenho de som: Os Sons ambiente como localizadores espaciais e temporais no filme Ensaio Sobre a Cegueira
Débora Regina Opolski
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Así es el tango: o tango rioplatense e o tango do Brasil - aproximações e distanciamentos
Leandro Quintério dos Santos
Universidade de São Paulo (USP) / Fapesp
"As mais lindas canções" - exercícios da memória com músicas veiculados pelo programa "A canção da lembrança", da Rádio Nacional - 1953/54
Theophilo Augusto Pinto
Universidade de São Paulo (USP)
As fontes fonográficas na pesquisa da música tradicional: Sobre discos e sobre um disco de candomblé
Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Black metal: mais do que musical, um gênero conceitual
Cláudia Souza Nunes de Azevedo
Grupo Música Urbana no Brasil – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
clazev@bighost.com.br; clazev2005@hotmail.com
Breve panorama da canção no cinema brasileiro
Marcia Regina Carvalho da Silva
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) / Capes
profmarciacarvalho@yahoo.com.br
Chegadinho: doce paisagem sonora
Thaís Amorim Aragão
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Dan Deacon, experimentalismos eletrônicos contemporâneos e a paisagem sonora hipermediada das grandes cidades
Inês Guedes Nin Ferreira
Universidade Federal Fluminense (UFF) / CNPq
De repente: a música de improviso através do cantador popular
Aline Cristina Ribeiro Alves
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Elementos pré-audíveis e divulgação mediática: possibilidades de engajamento na obra de Edu Lobo
Ricardo Alexandre de Freitas Lima
Universidade Estadual de Minas Gerais (URMG) / FUNEDI
Funk e funkeiros no Rio de Janeiro: dançando a mesma música
Angela Arruda; Marilena Jamur; Felipe Madruga Barroso; Thiago Benedito Livramento Melicio; Lilian Ulup; Andréa Silva Rodriguez; Rhaniele Sodré
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Linguagem radiofônica: uma proposta conceitual
Eduardo Vicente
Universidade de São Paulo
Marginal Popular Brasileiro: a brasilidade múltipla de Itamar Assumpção
Conrado Vito Rodrigues Falbo
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) / CNPq
Mídia e espetáculo na canção gospel da Bola de Neve Church
Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Fo
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) / Programa de Monitoria de Pós-graduação (PROMOP)
MPB: sobre construção do capital simbólico e longevidade
José Eduardo Gonçalves Magossi
Universidade de São Paulo (USP)
Música, um espaço de transversalidade cultural
Andréia de Lima Silva
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Novos formatos de áudio e a produção musical brasileira atual
José Eduardo Ribeiro de Paiva
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
paiva@unicamp.br; eduardopaivacampinas@uol.com.br
O Choro no ciberespaço: (n)etnografía entre jovens músicos porto-alegrenses
Cássio Dalbem Barth; Reginaldo Gil Braga
Universidade Federal do Rio Grande do Sul / CNPq
cassiobarth@gmail.com; rbraga@adufrgs.ufrgs.br
O "Estilo Aforístico" na obra de Anton Webern: "Três Pequenas Peças para violoncelo e piano" op. 11
Sofia Andrade Machado
Universidade de São Paulo (USP) / Uni FIAM FAAM
O fim do disco e a mutação identitária da obra musical: reflexões sobre a sobrevivência do artista perante a queda do CD
Daniel Gambaro; Bruno Eduardo Pires de Souza
dgambaro@yahoo.com.br; novavidabrazil@yahoo.com.br
Orfeu:do mito a realidade brasileira.A importância da trilha sonora na estratégia narrativa de Cacá Diegues e sua relação com o contexto sociocultural de uma época
Fabiana Quintana Dias
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Para comunicar o silêncio: um ensaio sobre música, comunicação e experiência estética
Maurício Augusto Pimentel Liesen Nascimento
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / CNPq
"Pra Frente Brasil", "Independência ou Morte" e o uso de música e audiovisual como propaganda oficial - Engajamento ou encampação?
Evaldo Piccino
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) / USP
Produtores Musicais: legitimidade e autoridade cultural na música midiática contemporânea
Heitor da Luz Silva
Universidade Federal Fluminense (UFF)
"Quando Canta o Brasil"- uma análise das reestilizações ocorridas com o samba nos anos 50
Juliana Batista Ribeiro
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Reflexões sobre o nacionalismo, música e radiodifusão no Brasil da década de 1920
Márcia Ramos de Oliveira
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Reggae, religião, mídia e política: dos "outsiders" ao "inner circle"
Marcus Ramúsyo de Almeida Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) / Instituto Federal do Maranhão / FAPEMA
ramusyo@hotmail.com; ramusyo@cefet-ma.br
Rematerializações do álbum, do vinil e do CD na cibercultura
Simone Pereira de Sá
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Ruído, silêncio: o espaço de percepção e expressão sonora representado no audiovisual
Kira Santos Pereira
Universidade de São Paulo (USP) / CNPq
Segmentação e identidade: subgêneros de heavy metal e a multiplicidade de identidades possíveis
Ivan Carlos da Silva
Universidade de São Paulo
Solta a imagem aí, Vj: Por uma analítica do live cinema
Wilson Oliveira da Silva Filho
Universidade Estácio de Sá
wilsonoliveirafilho@yahoo.com.br
Sonoridade dos corpos misturados do violão
Mário da Silva Jr
EMBAP
"Sons ao e-vento": máquinas de tempos bio-tecno-lógicos
Susana Oliveira Dias; Ana Paula Camelo
Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) / CNPq-Preac/Unicamp-MEC/MINc
susana@unicamp.br; apc.camelo@gmail.com
Surgimento, ápice e declínio das orquestras de rádio
Bruno Renato Lacerda
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) / CAPES