Trabalhos aceitos

A composição de letra e música em um programa radiofônico

Sandra Sueli Garcia de Sousa

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) / CNPq

sandra-garcia@uol.com.br

 

A criação de um espetáculo musical contemporâneo,  a partir dos primeiros registros da indústria fonográfica brasileira

Vinícius Silva Couto; Priscilla Paraiso Pessoa; Julia Mendes Selles; Otávio Augusto Oliveira de Menezes; Marcelo Jose de Araujo Bruno. Orientadores: Prof. Dr. Leonardo Fuks e Prof. Dr. Samuel Araujo

Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro

vinicouto@ig.com.br

 

Adoniran Barbosa: um olhar crítico e de denúncia ao universo suburbano do trabalho

Marcus Vinícius da Silva

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

marcusvsil@yahoo.com.br

 

A etnomusicologia e a construção do imaginário da música sertaneja goiana

Rogério Bianchi de Araújo

Universidade Federal de Goiás (UFG)

rogerbianchi@uol.com.br

 

A História do hibridismo da música culta com a música popular no âmbito do repertório para violão

Thiago Oliveira; Edelton Gloeden

Universidade de São Paulo (USP)

thiagoibanez@hotmail.com

 

A Música como Persuasão Cultural e o Sig-não-ficado do Silêncio

Betânia Maria Franklin de Melo

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

betania@musica.ufrn.br; betaniamusica@gmail.com

 

A paisagem sonora e a ambientação do desenho de som: Os Sons ambiente como localizadores espaciais e temporais no filme Ensaio Sobre a Cegueira

Débora Regina Opolski

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

deboraopolski@gmail.com

 

Así es el tango: o tango rioplatense e o tango do Brasil - aproximações e distanciamentos

Leandro Quintério dos Santos

Universidade de São Paulo (USP) / Fapesp

lequinterio@gmail.com

 

"As mais lindas canções" - exercícios da memória com músicas veiculados pelo programa "A canção da lembrança", da Rádio Nacional - 1953/54

Theophilo Augusto Pinto

Universidade de São Paulo (USP)

theogp@gmail.com

 

As fontes fonográficas na pesquisa da música tradicional: Sobre discos e sobre um disco de candomblé

Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

jorgelampa@iar.unicamp.br

 

Black metal: mais do que musical, um gênero conceitual

Cláudia Souza Nunes de Azevedo

Grupo Música Urbana no Brasil – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

clazev@bighost.com.br; clazev2005@hotmail.com

 

Breve panorama da canção no cinema brasileiro

Marcia Regina Carvalho da Silva

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) / Capes

profmarciacarvalho@yahoo.com.br

 

Chegadinho: doce paisagem sonora

Thaís Amorim Aragão

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

thaisaaragao@gmail.com

 

Dan Deacon, experimentalismos eletrônicos contemporâneos e a paisagem sonora hipermediada das grandes cidades

Inês Guedes Nin Ferreira

Universidade Federal Fluminense (UFF) / CNPq

inesnin@gmail.com

 

De repente: a música de improviso através do cantador popular

Aline Cristina Ribeiro Alves

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

pracrisribeiro@yahoo.com.br

 

Elementos pré-audíveis e divulgação mediática: possibilidades de engajamento na obra de Edu Lobo

Ricardo Alexandre de Freitas Lima

Universidade Estadual de Minas Gerais (URMG) / FUNEDI

ricardo.frei.lima@gmail.com

 

Funk e funkeiros no Rio de Janeiro: dançando a mesma música

Angela Arruda; Marilena Jamur; Felipe Madruga Barroso; Thiago Benedito Livramento Melicio; Lilian Ulup; Andréa Silva Rodriguez; Rhaniele Sodré

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

arrudaa@centroin.com.br

marilena.jamur@oi.com.br

 

Linguagem radiofônica: uma proposta conceitual

Eduardo Vicente

Universidade de São Paulo

eduvicente@usp.br

 

Marginal Popular Brasileiro: a brasilidade múltipla de Itamar Assumpção

Conrado Vito Rodrigues Falbo

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) / CNPq

conradofalbo@gmail.com

 

Mídia e espetáculo na canção gospel da Bola de Neve Church

Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Fo

Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) / Programa de Monitoria de Pós-graduação (PROMOP)

edumeinberg@gmail.com

 

MPB: sobre construção do capital simbólico e longevidade

José Eduardo Gonçalves Magossi

Universidade de São Paulo (USP)

eduardo.magossi@gmail.com

 

Música, um espaço de transversalidade cultural

Andréia de Lima Silva

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

deia_limas@yahoo.com.br

 

Novos formatos de áudio e a produção musical brasileira atual

José Eduardo Ribeiro de Paiva

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

paiva@unicamp.br; eduardopaivacampinas@uol.com.br

 

O Choro no ciberespaço: (n)etnografía entre jovens músicos porto-alegrenses

Cássio Dalbem Barth; Reginaldo Gil Braga

Universidade Federal do Rio Grande do Sul / CNPq

cassiobarth@gmail.com; rbraga@adufrgs.ufrgs.br

 

O "Estilo Aforístico" na obra de Anton Webern: "Três Pequenas Peças para violoncelo e piano" op. 11

Sofia Andrade Machado

Universidade de São Paulo (USP) / Uni FIAM FAAM

sobarroca@yahoo.com.br

 

O fim do disco e a mutação identitária da obra musical: reflexões sobre a sobrevivência do artista perante a queda do CD

Daniel Gambaro; Bruno Eduardo Pires de Souza

dgambaro@yahoo.com.br; novavidabrazil@yahoo.com.br

 

Orfeu:do mito a realidade brasileira.A importância da trilha sonora na estratégia narrativa de Cacá Diegues e sua relação com o contexto sociocultural de uma época

Fabiana Quintana Dias

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

fabianaqd@yahoo.com.br

 

Para comunicar o silêncio: um ensaio sobre música, comunicação e experiência estética

Maurício Augusto Pimentel Liesen Nascimento

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / CNPq

mauricioliesen@gmail.com

 

"Pra Frente Brasil", "Independência ou Morte" e o uso de música e  audiovisual como propaganda oficial - Engajamento ou encampação?

Evaldo Piccino

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) / USP

evaldopshell@hotmail.com

 

Produtores Musicais: legitimidade e autoridade cultural na música midiática contemporânea

Heitor da Luz Silva

Universidade Federal Fluminense (UFF)

htr428@gmail.com

 

"Quando Canta o Brasil"- uma análise das reestilizações ocorridas com o samba nos anos 50

Juliana Batista Ribeiro

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

jucanta@hotmail.com

 

Reflexões sobre o nacionalismo, música e radiodifusão no Brasil da década de 1920

Márcia Ramos de Oliveira

Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

marciaramos@cpovo.net

 

Reggae, religião, mídia e política: dos "outsiders" ao "inner circle"

Marcus Ramúsyo de Almeida Brasil

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) / Instituto Federal do Maranhão / FAPEMA

ramusyo@hotmail.com; ramusyo@cefet-ma.br

 

Rematerializações do álbum, do vinil e do CD  na cibercultura

Simone Pereira de Sá

Universidade Federal Fluminense (UFF)

sibonei@terra.com.br

 

Ruído, silêncio: o espaço de percepção e expressão sonora representado no audiovisual

Kira Santos Pereira

Universidade de São Paulo (USP) / CNPq

kirapereira@gmail.com

 

Segmentação e identidade: subgêneros de heavy metal e a multiplicidade de identidades possíveis

Ivan Carlos da Silva

Universidade de São Paulo

ivancarlos.csj@gmail.com

 

Solta a imagem aí, Vj: Por uma analítica do live cinema

Wilson Oliveira  da Silva Filho

Universidade Estácio de Sá

wilsonoliveirafilho@yahoo.com.br

 

Sonoridade dos corpos misturados do violão

Mário da Silva Jr

EMBAP

mariodasilvaoi@hotmail.com

 

"Sons ao e-vento": máquinas de tempos bio-tecno-lógicos

Susana Oliveira Dias; Ana Paula Camelo

Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) / CNPq-Preac/Unicamp-MEC/MINc

susana@unicamp.br; apc.camelo@gmail.com

 

Surgimento, ápice e declínio das orquestras de rádio

Bruno Renato Lacerda

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) / CAPES

brlac@hotmail.com