Chamada para o dossiê "Memória, música e mídia"

2021-04-26

Chamada para o dossiê "Memória, música e mídia"

Envio de artigos até: 14 de junho de 2021
Publicação até: 31 de agosto de 2021
Organização do dossiê: Herom Vargas (Umesp) e Ricardo Santhiago (Unifesp). 

Embora a música seja, em princípio, considerada como linguagem autônoma, sem vínculos diretos com o objeto de referência, processos socioculturais tendem a construir associações simbólicas. Em virtude de sua forte presença na cultura, a canção ocupa um lugar especial nisso. Dada sua capacidade de movência e os processos de nomadismo e hibridismo, ela acaba por garantir sua inserção na paisagem sonora e contribui para a consolidação de uma memória da/na cultura midiática.

Tal permanência se dá não apenas por realizações performáticas memoráveis, mas também por meio de outras formas de fixação e transmissão (o papel, os meios mecânicos e eletromagnéticos, entre outros). A partir desses registros, é possível conceber o desenvolvimento da linguagem musical, seu percurso histórico, através da performance e das partituras. Além disso, fontes subsidiárias como a iconografia, as matérias publicadas em periódicos, capas de disco, obras literárias e audiovisuais, entre outros, fornecem informações relevantes acerca da memória e da história, da estética da época em que a obra foi concebida ou estreada, de seus modelos interpretativos/performáticos, assim como o pensamento do compositor/produtor/editor.

Diante disso, a construção e preservação de coleções, acervos e bancos de dados, bem como a preservação e disponibilização de fontes documentais pertinentes constituem-se também como mecanismos inescapáveis de fixação de uma memória da memória da canção. Testemunhos pessoais, entrevistas, depoimentos, em sua corporificação sonora ou textual, inscrevem-se como fontes originais, deliberadamente criadas. Ainda, esses suportes documentais e dispositivos mnemônicos abrem caminho para a percepção dos vínculos entre os fatos da vida individual, coletiva ou social e os atos de produção e consumo de música, nas ou a partir das mídias: a configuração de lugares de memória (musical/musicais), a memória da escuta e os passados sônicos, as práticas patrimoniais e de memória tangenciais.

A Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, em seu segundo número de 2021, acolherá, além de  pesquisas voltadas às diversas relações entre memória, música e mídia, artigos avulsos, resenhas de livros, entrevistas e traduções. Todas as contribuições deverão seguir as normas editoriais da revista.