1ª Jornada de Estudos em Música e Mídia
"História Social da Música Popular na América Latina: Tangos, boleros, choros e milongas"

O Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid) e o Núcleo de Estudos de História: Trabalho, Ideologia e Poder realizam no dia 3 de março de 2009 a “Jornada de Estudos em Música e Mídia: Tantos, boleros, choros e milongas”. Organizada em quatro sessões, a atividade pretende discutir possibilidades metodológicas para estudos em música popular e é dirigida a estudantes, pesquisadores, professores e demais interessados na temática.

Programação

9h30 – 10h: Recepção dos participantes


10h – 12h: Oficina

"Metodologia de Pesquisa em História Social da Música Popular"

Juan Pablo González. Professor e pesquisador do Departamento de Música da Universidade Católica do Chile e Doutor em Musicologia pela Universidade de Califórnia. Foi presidente da Seção Latinoamericana da IASPM – Associação Internacional de Estudos em Música Popular, autor de diversos artigos e livros na área de história social da música popular no Chile.

13h – 15h: Sessão especial

"Conversa com Maurício Berú: O projeto 'Academia Nacional do Tango' e suas repercussões"

Debatedor: Sergio Casoy

Ouvinte privilegiado: Juan Pablo González

Maurício Berú é diretor, produtor e roteirista de cinema. Dirigiu diversos filmes sobre a temática da música popular, como “Certas Palavras – com Chico Buarque”, em 1980, e especificamente sobre o tango, como “Fuelle querido” (1965), “Tango y tango” (1984) e “Piazzolla em Buenos Aires” (2005).

Sergio Casoy é crítico e pesquisador de música lírica, especialmente ópera. É autor de diversos livros na área, como “Óperas e outros cantares” (Ed.Perspectiva, 2006); “Ópera em São Paulo 1952-2005” (EDUSP, 2006) e “A Invenção da Ópera – A história de um engano florentino” (Ed.Algol, 2007).


15h20 – 16h: Filme

Exibição do filme “Fuelle querido”, “Quinteto” e conversa com o cineasta Mauricio Berú


16h15 – 17h30: Mesa redonda

"O tango em trânsito".

Antonio Rago Filho. Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde é professor titular e coordenador do Núcleo de Estudos de Historia: Trabalho, Ideologia e Poder. Tem diversas pesquisas e publicações na área de História do Brasil, especialmente sobre o período da Ditadura Militar. Também atua nos estudos de história da música popular, com ênfase na obra de Astor Piazzolla.

Henri de Carvalho. Mestre e doutorando do Programa de Estudos Pós-graduados em História da PUC-SP. Pesquisa as obras de Ernesto Nazareth, Camargo Guarnieri e Mário de Andrade. Leciona na Universidade Integradas Guarulhos as disciplinas de História Contemporânea e História da América.

Heloísa de Araújo Duarte Valente. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutoramento realizado na ECA-USP. É coordenadora do Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid), onde desenvolve o projeto de pesquisa “A canção das mídias: Memória e nomadismo”. Autora de diversos artigos e livros, como “Os cantos da voz: entre o ruído e o silêncio” (São Paulo: Annablume, 1999) e “As vozes da canção na mídia” (Via Lettera/Fapesp, 2003).

17h30: Encerramento

 

Local

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Campus Monte Alegre.
Auditório Banespa (na Biblioteca Nadir Gouveia Kfouri)
Auditório 239 (2º andar do Prédio Novo)
Rua Monte Alegre, 984, Perdizes, São Paulo, SP
Informações: (11) 3670-8511

 

O Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid), originado em 2005, promove diversas atividades acadêmicas e artísticas e reúne uma equipe multidisciplinar que inclui, além de estudantes, músicos e musicólogos, especialistas com interesse voltado à música e suas implicações com as mídias. Desde 2009, realiza as Jornadas de Estudos em Música e Mídia, em um modelo de encontro intensivo que congrega formatos variados de apresentação em torno de uma mesma temática.